Indicação Geográfica

O que é a Indicação Geográfica?

A Indicação Geográfica é um reconhecimento que assegura a origem e a qualidade de um produto, funcionando como um diferencial competitivo para os produtores locais. Classificada em Denominação de Origem  e Indicação de Procedência, destacando a reputação, as características e as qualidades exclusivas de produtos e serviços de uma determinada região.

A Indicação Geográfica da Região de São Gotardo é um selo de Indicação de Procedência, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), para a produção de hortifrútis. A região abrange os municípios de Campos Altos, Ibiá, Matutina, Rio Paranaíba, São Gotardo e Tiros, na Mesorregião do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. 

A Indicação de Procedência destaca a qualidade dos produtos produzidos na região, que são: Cenoura, Alho, Batata e Abacate. Esse reconhecimento agrega valor aos produtos, garantindo autenticidade e qualidade diferenciada, além de beneficiar produtores locais e consumidores.

Sobre a Região de São Gotardo

Em 1973 o Governo Federal criou o Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba, O Padap. Esse foi o marco inicial de um projeto maior o de incorporar o Cerrado ao processo produtivo agrícola, voltado inicialmente para os municípios de São Gotardo, Rio Paranaíba, Ibiá e Campos Altos, em Minas Cerais.

Hoje, a região de São Gotardo é reconhecida nacionalmente pela excelência na produção de hortifrúti, consolidando-se como referência no agronegócio brasileiro

A região possui atualmente cerca de 350 produtores que são beneficiados pela Indicação Geográfica. O uso do selo além de agregar mais valor aos produtos também garante uma proteção contra possíveis fraudes.

Dados Técnicos

Número: BR402020000007-8
Indicação Geográfica: Região de São Gotardo
UF: Minas Gerais
Requerente: Conselho da Região de São Gotardo
Produto: Hortifrútis: abacate, alho, batata e cenoura
Data do Registro: 23/08/2022
Delimitação: A área geográfica delimitada abrange a totalidade dos municípios de Campos Altos, Ibiá, Matutina, Rio Paranaíba, São Gotardo e Tiros, na Mesorregião do Alto Paranaíba, no Estado de Minas Gerais.