As condições de solo e clima, aliadas à experiência dos produtores, tornou a região referência na produção de abacate, alho, batata e cenoura de alta qualidade. A Indicação de Procedência da Região de São Gotardo, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), confere autenticidade à origem geográfica da produção, seus produtores e suas técnicas de cultivo, bem como o atendimento aos requisitos contidos no Caderno de Especificações Técnicas.
A Indicação Geográfica (IG) é um nome geográfico que identifica um produto ou serviço como originário de uma área geográfica delimitada quando determinada qualidade, reputação ou outra característica é essencialmente atribuída a essa origem geográfica. A Indicação Geográfica no Brasil se divide em duas espécies:
INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA (IP)
É o nome geográfico de localidade ou região que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço.
DENOMINAÇÃO DE ORIGEM (DO)
É o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que designe produto ou serviço cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.
Em termos de Direitos de Propriedade Industrial, são equivalentes, uma vez que não existe hierarquia ou ordem de importância entre elas. Ambas as figuras cumprem a mesma função: proteger o nome geográfico reconhecido e garantir a origem e a tipicidade ou qualidade de um produto ou serviço.
Em 1973 o Governo Federal criou o Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba, o Padap. Esse foi o marco inicial do projeto de ampliação da fronteira agrícola brasileira, para o desenvolvimento da agricultura no cerrado brasileiro, voltado inicialmente para os municípios de São Gotardo, Rio Paranaíba, Ibiá e Campos Altos, em Minas Cerais.
Hoje, a região de São Gotardo é reconhecida nacionalmente pela excelência na produção de hortifrúti, consolidando-se como referência no agronegócio brasileiro
A região possui atualmente cerca de 350 produtores que são beneficiados pela Indicação Geográfica. O uso do selo garante que o produto foi produzido dentro da Região de São Gotardo e por produtores que atendem às especificações técnicas exigidas.
Número: BR402020000007-8
Indicação Geográfica: Região de São Gotardo
UF: Minas Gerais
Requerente: Conselho da Região de São Gotardo
Produto: Hortifrútis: abacate, alho, batata e cenoura
Data do Registro: 23/08/2022
Delimitação: A área geográfica delimitada abrange a totalidade dos municípios de Campos Altos, Ibiá, Matutina, Rio Paranaíba, São Gotardo e Tiros, na Mesorregião do Alto Paranaíba, no Estado de Minas Gerais.
O microclima e o solo da região possibilitam a prática de uma agricultura mais sustentável com alta diversidade e rotação de culturas.
A produção é rastreável, o Conselho Regulador da Região de São Gotardo é a responsável por garantir a procedência da produção.
A excelente combinação de solo, clima, relevo e alta tecnologia aplicada na produção resultam em produtos de qualidade superior.
Os produtores chegaram na Região de São Gotardo com a missão de desenvolver o cerrado brasileiro, e acabaram fazendo mais do que isso, tornaram a região uma referência nacional na produção de hortifruti.